quinta-feira, 10 de junho de 2010

SIM para a Copa DO Brasil ... NÃO para a Copa NO Brasil


Enquanto a novela dos estádios não termina, o Brasil vai se preparando para a Copa 2014 bem ao seu estilo: conversa pra lá, política pra cá, favores pra lá e promessas para todo lado. Opor-se a realização do mundial em nossa terra soa para muitos com criticismo, falta de patriotismo ou até mesmo como uma ofensa à nação. Porém fatos são fatos e história é história. O Brasil não tem a menor condição (ou até mesmo o direito) de sediar uma Copa do Mundo.

Quando digo que o país não tem o direito de realizar o evento, refiro-me ao fato de que o governo não tem o direito de gastar o dinheiro que vem dos nossos bolsos (contribuintes) para a construção dos estádios e da estrutura que a Copa exige. Já está mais do que claro que todos os planos do governo brasileiro sustentam-se na verba pública, ao contrário do mundo sério, onde a iniciativa privada assume as rédeas do processo.

E por falar em estrutura, e nossos aeroportos? Guarulhos, o maior (em termos de tráfego) e mais importante do Brasil, é uma pocilga. Extremamente mal planejado, nada funcional, ultrapassado e mal localizado. Como os terminais não comportam mais o volume de passageiros, achou-se a solução: construir um "puxadinho" aonde ficam os antigos hangares da VASP e Transbrasil. Alguém já viu isso na Inglaterra? Nos Estados Unidos? É só aqui mesmo !

Talvez o ponto mais crítico seja a politicagem. Muito se tem dito que sediar a Copa será uma oportunidade para o país aprender e crescer. Vários especialistas defendem a tese de que, se a fiscalização aumentar e a leis forem cumpridas com rigor, o Brasil realizará um evento fenomenal. Mas a história nos leva a crer no oposto. A mentalidade de nossos governantes faz com que a chance para crescer e aprender seja ofuscada pela oportunidade de faturar e desviar mais. Mesmo que a Copa seja um sucesso, tenha certeza de que você pagará (e muito) por isso.

Perdoe-me os mais otimistas, mas é difícil de acreditar em um país onde Clodovil era deputado, cueca é cofre, mensalão é mesada e Lula é presidente há 8 anos. Que tal ficarmos somente com a Copa do Brasil e deixar a Copa no Brasil para quando formos maduros o suficiente para realizá-la ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário